terça-feira, 31 de julho de 2018

Assim Nasce Deus!


Assim Nasce Deus!

É possível viver hoje em dia, sem a fé em Jesus Cristo, no Espírito Santo e em Deus. Contrariando o que afirma os cristãos é possível sim, pois eles nunca existiram para os povos do passado, antes dos judeus. Como afirmam os religiosos não faz muito sentido, porque eles só apareceram muito recentemente, se comparado com a história da humanidade. Os povos da antiguidade não tinham as mesmas noções e experiências, que nós temos hoje do contexto religioso atual. Esse Deus que conhecemos surgiu dentro de um contexto religioso pela inserção e imposição de seus criadores no começo do primeiro milênio.

Tudo é uma questão de uma lógica simples, para entender as circunstância que deparamos ao nosso redor, percebemos uma construção e formação cultural do ser que se insere, de ideologias, crenças e crendices, ideologias políticas e outros fatores regionais decisivos na formação do pensamento de um povo.

Se sairmos do nosso tempo, da década de 20 do século 21, para a década de 20 do século 11, fazendo uma comparação entre esses períodos. Nós temos um comportamento do nosso tempo e eles tiveram o entendimento próprio do seu tempo. Com a inserção cultural da sua época. As pessoas na prática assume um lado e defende as crenças e ideologias que as simpatizam, ou estão próximas a elas. Pois a imposição do cristianismo nesta época era que imperavam e as pessoas não tinham liberdades de escolhas. Sendo assim as crenças religiosas se insere de forma cultural, onde a sociedade, a escola, e a família tem um papel fundamental na formação do ser, isso é decisivo para as escolhas religiosas.

Uma criança que nasce no lar de uma família cristã, a chance dela é muito grande de quando ela for um adulto se tornar um cristão praticante. Nunca um islâmico, ou judeu, ou budista. E os islâmicos jamais se identificará com o cristianismo, pois dentro do contexto cultural e na formação social que ele se insere, será de acordo com a crença no alcorão e crescerá sabendo que os cristãos são seus inimigos porque adoram vários deuses, ou em um Deus em três pessoas como professa os cristãos, Pai, Filho e Espírito Santos.

O cristianismo surgiu a mais de 2.000 anos atrás, e é uma religião jovem se comparada com o judaísmo, o budismo, o hinduísmo e outras. Porque definir o cristianismo como religião verdadeira ou certa. Então não existe uma religião certa ou errada, verdadeira ou falsa, todas são válidas, pois só precisamos ter fé para acreditar e seguir uma delas.

Certamente muitos cristãos pensam que o cristianismo deveria ser a religião praticada em todo planeta, mesmo sendo umas das mais jovem, mas há um equívoco aí, pois o cristianismo ganhou forças com o sincronismo da igreja primitiva, com o judaísmo, e a igreja romana. Foi na medida em que as civilizações evoluíam, a religião tinham que evoluir, para satisfazer os desejos das pessoas mais exigentes.

Para entender melhor a evolução da religião, as pessoas do passado sempre atribuía a todos os fenômenos naturais, a vida e o desconhecido a várias deidades (desuses), mas com o tempo tornou-se obsoleto a suas funções. Foi necessário criar deuses mais complexos, poderosos, invisíveis, para satisfazerem a vontade de um povo moderno, mais questionador e briguentos. Assim surgiram os deuses mais pessoais, parecidos conosco, “nossa imagem e semelhança”, tendo ira, ciúme, rancor, raiva, amor, angústia. Deus passou a interagir diretamente conosco, vivendo entre nós, teve filho com uma virgem e tornou tão poderoso que substituiu todos os deuses anteriores.

Essa é educação que recebi de meus pais, que recebeu de seus pais, e educação que recebi da família que recebeu de seus familiares, a educação que recebi da minha sociedade desde que formou meu ser, para aceitar e acreditar no cristianismo.

As religiões nasceram e evoluíram assim, da mesma forma que Jesus criticou duramente os líderes religiosos judaicos, arrebanhou multidões como seguidores. Paulo precedeu e idealizou as bases do cristianismo, Maomé revoltou-se com certas práticas da religião árabe, e nasceu o islamismo. Martinho Lutero rebelou contra a igreja católica nasceu o luteranismo e de João Calvino fez o mesmo e deu origem ao calvinismo.

Portanto toda religião existente hoje, se origina da insatisfação de uma para com outra, que da mesma maneira surgiu do protesto de uma para com outra, e assim sucessivamente até chegarmos aos dias de hoje. Toda religião origina-se no ser humano, para o ser humano é desenvolvida e estabelecida pelo ser humano e reformada ou mudada devido à evolução do próprio ser humano. Por isso é que existe no Brasil 35.000 vertentes do mesmo cristianismo, dezenas de variações do espiritismo, do Candomblé, da umbanda e muitas outras afro-brasileiras.

Qualquer afirmação de que existe uma orientação ou uma intervenção divina no surgimento de determinada religião, nada mais é do que uma tentativa do próprio ser humano de dar uma confirmação ou uma auto afirmação para justificar sua fé.

Por isso que existem as divisões de cada povo que se identificam e escolhem seus deuses e o aclama de acordo com a sua cultura, atendendo seus desejos, vontades, ansiedades, sentido de existência, buscando se auto afirmar sobre os demais, sendo assim nasce os deuses com a cara de cada povo.

Romilton da Silva Pena

Nenhum comentário:

Postar um comentário